Certamente você já sabe da importância de se gerir bem a intralogística para a sobrevivência da sua empresa e diferenciação em um mercado que está em busca da melhoria contínua da experiência de compras de seus clientes. Mas você já sabe como gerir bem esta área da logística tão essencial para as empresas?
Na verdade, entender e gerenciar bem a intralogística é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, seja ela uma pequena ou grande empresa, embora isso traga muitas dúvidas. Como funciona a intralogística? Quais as suas vantagens? Quais são as melhores práticas e erros que devem ser evitados? E como a tecnologia pode ser uma aliada da intralogística?
Se você também busca respostas para essas questões, continue conosco até o final deste guia completo sobre o assunto.
O que é a Intralogística? E como ela funciona?
Você provavelmente já comprou algum produto com a expectativa de que este pedido chegasse até a sua casa com qualidade e agilidade. A logística é quem atende esta expectativa, seja movimentando seu pedido internamente na empresa ou externamente por modais como rodoviário, aéreo e o ferroviário, por exemplo.
A intralogística envolve todas as dimensões da logística dentro das quatro paredes de uma fábrica ou Centro de Distribuição. Corresponde ao processo de otimizar, integrar, automatizar e gerir todo o fluxo logístico de fornecimento, produção e distribuição nestes ambientes internos.
Conhecido também como logística in house, a intralogística tem um papel fundamental em toda a cadeia logística e uma pequena falha pode comprometer todas as tarefas e os resultados podem ser danosos para uma companhia.
Entre as principais etapas da intralogística, podemos citar:
- Recebimento de materiais para armazenagem e/ou produção;
- Estoque e armazenagem de materiais;
- Movimentação de materiais dentro do local;
- Separação e distribuição de pedidos para áreas internas;
- Separação e distribuição de pedidos para os clientes;
- Gerenciamento destes materiais e das movimentações.
Aqui, alguns exemplos de processos intralogísticos em um Centro de Distribuição:
- Recebimento: processo de descarregamento dos materiais dos modais de transpote;
- Armazenagem: também conhecido como put away, é o processo de recebimento de paletes do caminhão até a estocagem;
- Separação: recebimento, separação e disponibilização de pedidos para carregamento;
- Expedicao: processo de carregamento dos materiais para os diversos modais;
Quais as boas práticas de mercado para a Intralogística?
A intralogística envolve processos essenciais para uma empresa e o mau gerenciamento pode afetar a sobrevivência de qualquer organização. Da mesma forma, ao se gerir de forma adequada, os resultados podem ajudar a empresa a se destacar no mercado e conquistar cada vez mais clientes.
Vejamos algumas boas práticas para se gerir bem uma operação intralogística:
- Planejamento e processos bem definidos:
Como em qualquer atividade, planejar como a operação deve ocorrer é fundamental. Também é necessário se ter processos bem desenhados para todas as atividades que corresponda a intralogística e estes devem estar alinhados aos outros processos logísticos e de outras áreas da empresa. Por isso, investir em sistemas WMS (Warehouse Management System) é necessário para uma melhor organização dos fluxos de materiais e registrar os endereços e pedidos dos clientes com facilidade, por exemplo.
- Tenha uma boa estrutura logística:
Assim como ter boas estradas é fundamental para que o cliente receba os seus pedidos com qualidade e agilidade, ter uma boa estrutura interna também contribuirá para este objetivo. Por isso, faz-se necessário ter uma estrutura adequada das docas de recebimento e expedição, esteiras de movimentação, AMRs (Autonomous Mobile Robots), estruturas porta paletes, piso de movimentação, dentre outros, assim como fazer manutenções periódicas nos equipamentos.
- Tecnologia ao seu favor:
A tecnologia já está presente no dia-a-dia e na intralogística não é diferente. Além de softwares que permitem uma melhor gestão e controle sobre os processos, a automação já é uma realidade. Braços Robóticos, AGVs (Automated Guided Vehicle), AMRs (Autonomous Mobile Robots) e sorter são alguns dos exemplos de tecnologias na intralogística.
- Treinamento e alinhamento dos colaboradores:
De nada adianta ter uma boa infraestrutura e tecnologias de alta capacidade se seu time não está preparado e capacitado para trabalhar em prol de uma intralogística mais eficiente, moderna e segura. Dessa maneira, faz-se necessário ter o alinhamento e capacitações necessárias a todos os colaboradores para que compreendam seu papel frente ao objetivo maior de aumentar a satisfação dos seus clientes.
E quais os principais erros da intralogística a se evitar?
Como foi dito anteriormente, a intralogística mal gerida pode provocar grandes danos para uma empresa. Vejamos alguns exemplos:
Importância da Automação na Intralogística
Como dizemos anteriormente, a tecnologia é uma grande aliada para a agilidade e otimização dos processos intralogísticos. Empresas que possuem serviços ágeis e processos bem desenhados conseguem se destacar frente aos seus concorrentes e aumentar o seu faturamento.
Robôs, softwares e uma boa conexão à internet trabalhando ao lado das pessoas capacitadas é a chave para alcançar este objetivo. Na Automni temos este propósito de ajudá-los a ter uma operação mais moderna, segura e eficiente com tecnologias e pessoas certas.
Está convencido da importância da automação para a sua operação intralogística?
Então agora chegou o momento de agir! Se você é um gestor logístico que deseja aumentar a eficiência da operação intralogística fale com a nossa equipe e veja como a automação pode ser uma grande aliada do sucesso da sua empresa.
Clique no botão abaixo e solicite um contato!
Portanto, agora que você já aprendeu para que serve a intralogística e os avanços que a tecnologia pode propiciar para este segmento, se você quiser se tornar uma referência em agilidade e otimização de processos intralogísticos, clique aqui e solicite um diagnóstico com nosso time de especialistas em logística robotizada.
Fontes:
http://www.portalic.com.br/blog/mercado-de-locacao-industrial/o-que-e-intralogistica/