A tecnologia tem sido uma grande impulsionadora do mercado de logística e supply chain. Com o desenvolvimento de soluções específicas para esse segmento, as logtechs (empresas de tecnologia aplicadas à logística) vêm obtendo um crescimento contínuo no mercado brasileiro e têm sido uma forma das empresas aumentarem seu faturamento, conquistarem novos níveis de eficiência, serem mais competitivas frente a um mercado cada vez mais exigente e claro, conquistar mais clientes!
As startups que atuam no segmento logístico têm atraído empresas de todo o Brasil. Atualmente, nosso país conta com cerca de 300 logtechs, em um mercado que movimentou desde 2011, apenas em termos de aporte, mais R$ 1,3 bilhão, segundo levantamento publicado pela Distrito e KPMG em 2021.
No dia 3 de novembro de 2021, a ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) realizou um evento voltado, exatamente, para profissionais e empresas que estão apostando em novas ferramentas para atender as transformações geradas, sobretudo pela pandemia.
Organizado pela Marcella Cunha, diretora executiva da entidade que abriu o evento, destacou a essencialidade dos Operadores Logísticos que, apesar de terem ganhado os holofotes durante a crise sanitária, seguem invisíveis aos consumidores que “esquecem ou sequer têm consciência que dependem diretamente dos OLs para terem seu abastecimento garantido”. Não é à toa que uma das principais missões da ABOL é mudar essa visão da atividade no Brasil.
Em seguida, o presidente do Conselho da ABOL, Mauricio Barros da DHL, destacou como as empresas têm enfrentado de cabeça erguida os diversos obstáculos impostos à cadeia logística, “fazendo o que podem para manter os negócios saudáveis e a população como um todo abastecida”, sendo inovação e tecnologia fundamentais para garantir eficiência e efetividade.
O webinar contou ainda com a participação de outras logtechs do Cubo Itaú como Cargo Snap, Combudata e Flowls e também, de outros ecossistemas como a Jetta Cargo, Fretefy e Frete Barato.
A Automni participou deste evento, moderando o painel 03 “Uma nova era tecnológica: como startups e operadores logísticos estão endereçando seus desafios em serviços?”, sendo representada pelo nosso Head de SMKT Thiago.
Ao todo, o evento contou com 5 painéis:
- Painel 01: “debate sobre as necessidades e tendências de inovação no setor logístico”, o qual contou com a participação de Eduardo Nogueira, Head de Inovação da DHL Supply Chain, Pedro Neves, Diretor Executivo de TI da BBM, João Paulo Fonseca, Gerente de Operações para a América Latina da UPS e Adriana Cristina Augusto, Gerente de Sistemas da Santos Brasil. Este painél foi moderado por Denny Mews, professor da Universidade Católica/SC e CEO da CargOn.
- Painel 02: “Tecnologia e inovação contribuindo para que a logística suporte o desenvolvimento sustentável dos negócios”. Neste painel foram apresentadas as startups Itrack, speed bird aero e combudata e teve como moderador Antônio Frandini, sócio fundador da The 4th e co-realizador da Techstart Logística.
- Painel 03: “Uma nova era tecnológica: como startups e operadores logísticos estão endereçando seus desafios em serviços?”. Neste painel foram apresentadas as startups CargoSnap, Fretefy e Frete Barato. O moderador deste painél foi o Thiago Holanda, Head de Marketing e Vendas da Automni.
- Painel 04: “O poder dos dados na busca da excelência logística”. Neste painel, apresentado por Eduardo Banzato, diretor do IMAM, foram apresentadas as startups Jetta Cargo e Flowls.
- Painel 05: Palestra com o Luis Rasquilha, CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem.
Se você não teve a oportunidade de assistir no dia da transmissão ao vivo, assista agora na íntegra e veja como a tecnologia, inovação e parcerias com logtechs podem ser os elementos principais do desenvolvimento da sua operação logística.