Ter boas políticas de segurança do trabalho, como treinamentos, normas internas e ações preventivas podem propiciar um ambiente de trabalho saudável e manter a saúde financeira da empresa. Mas, ainda podemos ir além, e a automação pode ser uma aliada nesse processo.
Vemos exemplos de empresas que têm priorizado a prevenção aos acidentes de trabalho, com o objetivo de assegurar a segurança de seus colaboradores e conter custos referentes à saúde do trabalho.
Instituídas pelo decreto 6.042, de 12/02/2007, foram criadas as alíquotas FAP (Fator Acidentário Previdenciário) e RAT (Risco Ambiental do Trabalho). Elas têm como propósito garantir assistência aos trabalhadores em casos de afastamentos ou invalidez ao trabalho. Neste artigo, explicaremos sobre estas alíquotas e falaremos como a automação pode ser uma grande aliada para a redução, não somente de acidentes, mas também desses custos para as empresas.
O que é a Alíquota RAT?
Dentre os impactos financeiros associados à saúde do trabalho, destaca-se a alíquota do RAT. Trata-se de uma contribuição previdenciária recolhida pelas empresas e incidente sobre a folha de pagamento. Essa contribuição serve para arcar com as despesas e pensões de pessoas que sofreram acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
O RAT é calculado através do produto de uma alíquota base pelo FAP.
A alíquota base do RAT corresponde ao risco associado à atividade desempenhada pela empresa, conforme definida pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Caso a atividade principal da empresa seja de risco mínimo, a alíquota base do RAT será de 1%, sendo de 2% para risco médio e 3% para risco máximo. Fábricas e centros de distribuição são associadas ao risco máximo, com alíquota base de 3%.
E a alíquota FAP?
O FAP é um fator variável no intervalo de 0,5 a 2, o que significa que pode dobrar ou reduzir pela metade o RAT. Esse fator é calculado para cada CPNJ com base no histórico de afastamentos dos funcionários.
E porque foi-se necessário ter a alíquota FAP?
Justamente porque há empresas que investem e trabalham para melhorar a saúde e segurança em suas operações. Aquelas que possuem políticas, equipes de segurança do trabalho e atuam de forma preventiva para evitar acidentes, tendem a ter menos afastamentos e, consequentemente, pagam um valor menor do RAT.
Como se calcula o RAT Ajustado?
Confira abaixo como é feito o cálculo do RAT Ajustado:
Deste modo, ao reduzir o número e gravidade de afastamentos provenientes de acidentes do trabalho, a empresa pode reduzir significativamente sua despesa com o recolhimento dessa alíquota. Ao fazer isso, também reduz os custos com perda de produtividade e acidentes, além de melhorar os índices de absenteísmo e rotatividade.
Benefícios da Automação para o cálculo do RAT
Quanto menos pessoas afastadas, doenças, acidentes e/ou aposentadorias por invalidez, menor é o seu FAP e, consequentemente, o seu RAT. Ter políticas de segurança que envolvem treinamentos, orientações e mapeamento de riscos é fundamental para se reduzir este custo, no entanto, automatizar processos repetitivos e perigosos podem trazer benefícios financeiros ainda mais significativos para o seu negócio.
Ao fazer uso de automação para desempenho de atividades manuais e repetitivas trará benefícios significativos, como permitir o uso de sofisticados equipamentos de segurança (como é o caso dos módulos de segurança empregados pela Automni em seus AMRs), menor circulação de pessoas em áreas de risco e melhor ergonomia para os colaboradores. Tais benefícios têm impacto significativo na redução dos incidentes, acidentes e afastamentos, resultando em redução de custos e ganhos nas condições de trabalho dos colaboradores.
Automação pode evitar afastamentos e fatalidades!
Saiba como a robótica pode prevenir acidentes e reduzir custos com FAP e RAT na sua empresa.
Empresas como DHL Supply Chain, Nestlé e Unilever já vem se destacando por uma movimentação interna segura com a nossa ajuda. Solicite um contato de um de nossos especialistas para saber mais!
Para saber mais, sugerimos que assista este vídeo:
Consulte também o seu departamento pessoal para conhecer o FAP de sua empresa e os demais custos com segurança do trabalho.
E se você desejar eliminar acidentes provocados pelo transporte interno de materiais, solicite um diagnóstico hoje mesmo em nosso site e veja como podemos ajudar a sua empresa com soluções logísticas robotizadas.