Logística Outbound e Inbound: diferenças e relação com os AMRs

Logística Outbound e Inbound diferenças e relação com os AMRs

Você quer saber, de uma vez por todas, a diferença entre logística inbound e logística outbound? E por que é importante esta divisão? Quer saber também como os Robôs AMRs podem ajudar a sua empresa a ter uma logística, tanto inbound quanto outbound, mais eficiente, moderna e segura? Então, não deixe de ler este artigo.

Primeiramente, que bom que você veio! Estamos muito contentes de contribuir com o seu conhecimento sobre logística e robótica. Para saber mais, não deixe de acessar nossa página de conteúdos, onde disponibilizamos artigos, vídeos, ebooks e episódios do nosso podcast Logistics By Robots.

Compreendendo a logística

A logística faz parte do nosso dia-a-dia e tem uma relevância significativa nas atividades econômicas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ela contribui para o bom funcionamento em vários setores, como: bens de consumo, varejo, moda, e-commerce, dentre outros.

Ao pararmos para pensar, vemos que todos os produtos e serviços passam por um fluxo de coleta e distribuição antes mesmo de chegarem nas mãos do cliente final. Em muitos casos, este fluxo envolve viagens à longa distância, entre cidades, estados ou até mesmo países.

A logística também é responsável pela movimentação interna, embalagem e armazenamento das mercadorias e equipamentos. Entender todos estes processos visando sempre otimizá-lo é uma tarefa rotineira do profissional desta área que tem como um de seus objetivos fazer com que o cliente receba a sua compra, melhorar a prestação de serviço a estes, entregar com mais agilidade e com qualidade.

Inbound e outbound são subdivisões da cadeia de suprimentos e comuns do dia-a-dia dos profissionais da área logística, no entanto frequentemente vemos pessoas se confundindo. Compreendê-los é fundamental para que o gestor logístico consiga minimizar os seus custos de transporte e de armazenagem, obter insights para desenvolver uma estratégia racional da sua operação e, consequentemente, atender melhor às expectativas de seus clientes. 

Logística Inbound: o que é e seus desafios

Compreende-se como Logística Inbound a forma como materiais e outros bens são tragos para dentro de uma empresa. Está relacionada ao inbound etapas como: pedido e seu gerenciamento, transporte, recebimento e armazenamento deste pedido, que pode ser um bem ou um serviço prestado por um fornecedor externo.

Vai além de simplesmente receber bens e serviços. Envolve também a identificação e avaliação de potenciais fornecedores, realização de pedidos, transporte, rastreamento, armazenamento até mesmo a logística reversa.  

Durante esta etapa é preciso que o gestor logístico supere alguns desafios, como: custo alto de transporte, atrasos em entregas, locais adequados para armazenamento dos materiais recebidos, comunicação com o fornecedor, dentre outros.

Logística Outbound:  o que é e seus desafios

A logística outbound é uma parte da cadeia de suprimentos responsável pelo produto no momento em que ele está pronto para o envio. Tem grande importância para as indústrias e fábricas e deve contar com processos bem estruturados para oferecer o melhor para parceiros e clientes finais. Está relacionada ao outbound etapas como: recebimento e atendimento de pedidos, embalagem, envio, entrega e suporte ao cliente que esteja relacionado ao seu pedido.

 Vai além de enviar bens e serviços. Trata-se também da gestão do estoque, do transporte, da entrega e de todo o suporte aos clientes.

Para entregar os pedidos aos clientes com agilidade e eficiência, é preciso que o gestor logístico supere vários desafios, como: coordenar a movimentação e separação de pedidos, armazenagem e perdas de materiais, custos de transporte, entregas em locais de difícil acesso e alta criminalidade, atendimento da expectativa do cliente. 

Por que é importante entender a diferença entre logística inbound e outbound?

A gestão da cadeia de suprimentos passa por compreender, em detalhes, todos os processos que envolve todos os elos desta cadeia, como: fornecedores, produtores, distribuidores e clientes. Para se atingir os objetivos de prover uma boa experiência de aquisição de uma mercadoria ou serviços estes devem estar trabalhando juntos para benefícios mútuos. 

Em relação a logística inbound é fundamental que a empresa tenha os insumos e matérias primas necessárias para produção ou fornecimento ao seu cliente de forma que não atrase as entregas. Para tanto, é preciso se ter planejamento da demanda, comunicação bidirecional e aberta, decisões coordenadas e troca de conhecimento e informações em tempo real.

Já em relação à logística outbound é fundamental que a empresa saiba atender bem as expectativas dos seus clientes, seja transparente na comunicação e busque sempre aperfeiçoar seus processos. Também é fundamental compreender os laços críticos que envolvam operadores logísticos, Centros de Distribuição, atacadistas, varejistas, distribuidores e clientes finais, visando sempre o melhor aperfeiçoamento. 

Como os Robôs AMRs podem ajudar tanto o Inbound quanto a Logística Outbound?

Como mencionado acima, tanto os processos de logística inbound quanto o outbound, não envolvem somente o envio e recebimento de materiais. Também envolvem armazenagem, movimentação interna de materiais, embalagens, dentre outros e a tecnologia AMR tem o intuito de aumentar a eficiência em fábricas e centros de distribuição, bem como eliminar os acidentes de transporte interno.

Robôs Móveis Autônomos – em inglês, Autonomous Mobile Robots (AMR), são tecnologias robotizadas capazes de se moverem em um ambiente físico sem a necessidade de serem supervisionados por um operador. São capazes de navegar por mapas construídos em seu software que representam o ambiente físico. Eles vêm substituindo as empilhadeiras tradicionais, transportando cargas em centros de distribuição e em fábricas. 

Para uma melhor compreensão, veja uma comparação do modelo AMR com carros guiados através de GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês Global Positioning System). Através da definição dos pontos de partida e de chegada, o software é capaz de traçar a melhor rota a partir dos mapas gerados e cumprir o seu papel. Ressaltamos que identificando obstáculos, o AMR é capaz de parar e traçar modificações em seu caminho para conseguir chegar no destino final. 

Em vez de substituir totalmente o trabalho das pessoas, os AMRs, em geral, assumem as tarefas mais repetitivas e degradantes para economizar trabalho manual, ao passo em que se preserva a saúde física e mental dos colaboradores. Eles se adaptam ao colaborador e trabalham para o mesmo, visando sempre suprir os seus maiores desafios. AMRs são ferramentas: tornam o trabalho do operador no armazém mais fácil e produtivo. Sendo mais fácil e produtivo, a empresa consegue crescer e gerar oportunidades de trabalho que são mais nobres e relevantes para as pessoas.

A tecnologia AMR é um dos exemplos de melhorias que pode ser implantada tanto na Logística Inbound quanto na Outbound. No entanto, várias outras tecnologias e melhorias podem ser implementadas para oferecer aos clientes uma melhor prestação de serviço de entrega de seus pedidos, os quais podem ser aplicados ao transporte e armazenagem de materiais. Somente tendo uma visão mais clara de todos os processos que envolvem a logística é que é possível obter insights para a melhoria contínua. 

Fonte: Netsuite

Gostou do Artigo?

Dê o seu like  e compartilhe em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Sobre a Automni

A Automni é uma empresa brasileira de alta tecnologia que desenvolve robóticas e sistemas inteligentes para empresas. Nossa solução de AMR é capaz de integrar ao WMS e ERP, além de prover maior eficiência e segurança às operações logísticas. Toda tecnologia embarcada no AMR é desenvolvida pelos próprios Engenheiros de Software da companhia que dão suporte 24h/7 dias.

Nossa solução vem ajudando empresas a aumentar a produtividade das empilhadeiras em até 60%, provendo maior segurança e qualidade de vida dos colaboradores.

Quer entender como nossa solução vem ajudando empresas como a DHL, Danone e Nestlé a melhorarem a sua performance logística com nossa solução em AMR? Então solicite agora mesmo um bate-papo com nosso time de especialistas!

Diagnóstico 100% Grátis

Inicie sua jornada conosco solicitando um diagnóstico da sua operação.

Ebook 100% Grátis

Insira seus dados e acesse o Ebook - Autonomous Mobile Robots (AMRs): o que são e como estão revolucionando as operações logísticas.

Ebook 100% Grátis

Insira seus dados e acesse o Ebook - Autonomous Mobile Robots (AMRs): o que são e como estão revolucionando as operações logísticas.

Utilizamos cookies, para gerar informações, estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e
prestar os serviços online. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados pessoais visitando nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.

Vamos conversar?