O que é Logística 4.0 e qual a sua importância para as empresas?

O que é Logística 4.0 e qual a sua importância para as empresas

Assim como as fábricas estão se modernizando, tornando-se cada vez mais inteligentes e interconectadas, as operações logísticas e de suprimentos também têm sido afetadas por este movimento conhecido como logística 4.0.

Você sabe o que é este termo e como ela pode impactar os seus negócios? Este é um tema de grande relevância e se você ainda não está familiarizado, te convido a dedicar 5 minutos do seu tempo para ler este artigo e entender, de uma vez por todas, o que é a logística 4.0 e como preparar a sua operação para os novos desafios.

O que é a Logística 4.0?

A Logística 4.0 vem com a proposta de que as empresas devem operar digitalmente e de maneira conectada, com a ajuda de dispositivos IoT (Internet das Coisas), onde máquinas podem “conversar” entre si  executando suas tarefas com base em informações em tempo real e com geração de dados para a tomada de decisões orientada por estes dados (data driven). Estas informações e dados são registrados e disponibilizados por meio de dashboards e relatórios em tempo real das operações, colaborando para que desperdícios e ineficiências sejam eliminados. Outra possibilidade é a melhoria contínua de processos e operações como consequência desta digitalização das operações em logística.

Empresas que estão inseridas na cultura tecnológica e familiarizadas com a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Robótica, Análise de Dados e Blockchain, tendem a acelerarem o surgimento da logística 4.0 em suas operações, pois, compreendem a sua importância.

Quais as tecnologias aplicadas à Logística 4.0?

Vejamos as principais tecnologias que jã são aplicadas e que caracterizam se uma operação está aderente à quarta revolução industrial, base para a logística 4.0:

  • IoT (Internet-of-Things): a conectividade de objetos (dispositivos inteligentes) é um dos principais impulsionadores da logística 4.0. O IoT cria vantagens competitivas para produtos e serviços enquanto conecta os mundos físico e digital por meio da geração de dados em tempo real.
  • Cloud Computing: motor de transformação de processos e aprimoramento da gestão estratégica, a computação em nuvem possibilita a otimização de custos de infraestrutura, comunicação e armazenamento de dados. Os benefícios estratégicos da implementação dessa tecnologia estão na escalabilidade e mobilidade, pois facilitam a implantação de plataformas estratégicas.
  • Big Data: as decisões são tomadas com base em dados. As organizações produzem volumes infinitos de dados estruturados e não estruturados todos os dias, que podem ser aproveitados para gerar valor de negócios por meio de tomadas de decisão mais rápidas.
  • Machine Learning: automatiza efetivamente o processo de construção de modelos analíticos e permite que as máquinas se adaptem a novos cenários de forma independente.
  • Blockchain: de acordo com a IBM, é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São códigos gerados online que carregam informações conectadas. O que acha de adaptar essa definição da IBM?

Porque investir na Logística 4.0 é importante?

Um dos principais – senão o principal – benefício da Logística 4.0 é o ganho de eficiência, uma vez em que diversas máquinas comunicam entre si de forma coesa, há dados em tempo real da operação e muitos processos se tornam mais padronizados permitindo uma tomada de decisão fundamentada em dados reais de uma operação.

Quando consideramos setores como o de logística, o impacto ainda é mais positivo. Só para título de conhecimento, no Brasil, o custo logístico supera 12% do PIB (Produto Interno Bruto), 58% mais caro que os Estados Unidos da América, conforme aponta a Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos).

Outro grande benefício é a disponibilidade de dados em tempo real para a tomada de decisões. Em uma pesquisa realizada pela Zetes, descobriu-se que 68% dos principais agentes do processo de manufatura das empresas não possuem acesso aos dados necessários para tomarem decisões.

Além dos benefícios de aumento de eficiência e envio em tempo real de dados relevantes para a tomada de decisões, outras grandes vantagens são identificadas a partir da Logística 4.0, a saber:

  • Processos mais ágeis: eliminação de atividades desnecessárias e foco em geração de valor;
  • Assertividade: eliminação de falhas e erros por desconcentração ou falta de conhecimento;
  • Integração entre máquinas, pessoas, sistemas: sistemas inteligentes capazes de comunicar de forma efetiva entre os diversos agentes de uma operação;
  • Integração entre áreas, empresas e mercado: com dados em tempo real é possível integrá-lo com outras áreas da empresa, como por exemplo: produção e logística, assim como também envio de dados em tempo real para ver comportamento de mercado e dos concorrentes;
  • Redução de riscos de acidentes e problemas de saúde: com a logística 4.0, muitas atividades que antes eram perigosas e degradantes foram robotizadas, enquanto que as pessoas se dedicam à atividades mais nobres de análise de dados e gestão de projetos;
  • Melhoria dos processos e fluxos de trabalho;
  • Redução de perdas de matérias-primas e produtos acabados;
  • Aumento da satisfação do cliente e maior faturamento;
  • Alta conectividade.

Empresas líderes em seus mercados estão apostando na tecnologia para manterem-se competitivas. Em uma pesquisa realizada pela PWC (PricewaterhouseCoopers), mostra que 37 dos 80 CEOs (Chief Executive Officer) dizem que aceleraram a automação em suas organizações e que esta será a prioridade estratégica nos próximos anos.

Em especial na logística, os ganhos com o uso da tecnologia poderão trazer:

  • Aumento do nível de qualidade na prestação de serviço;
  • Maior qualidade de entrega para seus clientes;
  • Maior satisfação por parte dos clientes;
  • Mais vendas;
  • Maior faturamento.

Quais os principais obstáculos para a adoção da Logística 4.0?

Adoção da Logística 4.0, assim como qualquer mudança, tem os seus desafios. O desejo em ter uma operação logística inteligente e digitalizada não é uma meta inalcançável, no entanto muitas empresas enfrentam muitos obstáculos iniciais e que precisam ser superados. Vejamos alguns exemplos:

  • Mudança de cultura: ao executar um projeto de adoção à Logística 4.0, muitos processos serão mudados, a forma como se analisa dados altera e, inclusive, escopo de atividades laborais são alterados. Neste processo é importante ter uma comunicação aberta e envolvimento por parte do time executivo da companhia.
  • Integração entre sistemas legados e novas tecnologias: uma vez que se deseja implementar novas tecnologias, como fazer para manter os dados atuais em uma única base de dados? Em muitos casos, os dados estão consolidados em uma planilha em Excel ou até mesmo em anotações e cadernos.
  • Falta de incentivo à inovação: há líderes empresariais que ainda não conhecem sobre a Logística 4.0 e os seus principais benefícios e acabam não incentivando ações que promovam inovação no setor, o que ocasiona em atraso do desenvolvimento do negócio e perda de competitividade.
  • Custos de implementação: pelo fato de ainda não existirem – ou há poucos – incentivos para inovação nas empresas ou financiamentos exclusivos para este fim, muitas empresas não conseguem dispor de recursos necessários para investirem em novas tecnologias. Por outro lado, há também gestores que não conseguem identificar estas tecnologias como um investimento e acabam baseando suas decisões a partir do preço das soluções.
  • Dificuldade em articulação entre os membros da empresa: em muitas situações, um projeto de inovação pode não avançar pois as áreas e pessoas não conseguem se unir em torno deste projeto, como por exemplo, quando há conflitos de interesse, o que leva a não concretização destes projetos.

Conclusão:

É bem provável que já saiba o que é Logística 4.0 e o quanto ela pode beneficiar uma empresa, uma vez que é implementada. 

A integração entre as novas e existentes tecnologias não somente otimizará seus processos e modelos de negócios mas também dotará a sua empresa de ferramentas e relatórios capazes de os posicionarem à frente dos seus concorrentes. Contudo, desafios virão e é preciso estar preparado para isso. Aquelas empresas que sabem lidar bem com os desafios tendem a alcançar os seus objetivos e manterem-se a frente em seus mercados.

Por isso, é importante muita preparação, conhecimento e a atitude necessária para levar estes projetos adiante em sua companhia. Desejamos que você seja este agente e que contribua para uma operação logística mais eficiente e moderna dentro da sua empresa. 

Conte com todo nosso time Automni e tenha robôs móveis autônomos que promovem maior eficiência, segurança e modernidade operando nas fábricas e centros de distribuição da sua empresa.

Gostou do Artigo?

Dê o seu like  e compartilhe em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Sobre a Automni

A Automni é uma empresa brasileira de alta tecnologia que desenvolve robóticas e sistemas inteligentes para empresas. Nossa solução de AMR é capaz de integrar ao WMS e ERP, além de prover maior eficiência e segurança às operações logísticas. Toda tecnologia embarcada no AMR é desenvolvida pelos próprios Engenheiros de Software da companhia que dão suporte 24h/7 dias.

Nossa solução vem ajudando empresas a aumentar a produtividade das empilhadeiras em até 60%, provendo maior segurança e qualidade de vida dos colaboradores.

Quer entender como nossa solução vem ajudando empresas como a DHL, Danone e Nestlé a melhorarem a sua performance logística com nossa solução em AMR? Então solicite agora mesmo um bate-papo com nosso time de especialistas!

Diagnóstico 100% Grátis

Inicie sua jornada conosco solicitando um diagnóstico da sua operação.

Ebook 100% Grátis

Insira seus dados e acesse o Ebook - Autonomous Mobile Robots (AMRs): o que são e como estão revolucionando as operações logísticas.

Ebook 100% Grátis

Insira seus dados e acesse o Ebook - Autonomous Mobile Robots (AMRs): o que são e como estão revolucionando as operações logísticas.

Utilizamos cookies, para gerar informações, estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e
prestar os serviços online. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados pessoais visitando nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.

Vamos conversar?