Automni

6 RAZÕES PARA TER Robôs Móveis Autônomos EM SUA OPERAÇÃO LOGÍSTICA

Robôs Móveis Autônomos, que provém do inglês, Autonomous Mobile Robots (AMR), é basicamente uma tecnologia de navegação que  possibilita que robôs ou outras máquinas possam se movimentar de maneira autônoma, utilizando aplicações práticas de inteligência artifical, visão computacional e machine learning! Como isso acontece na prática?

Através de mapas construídos em seu software que representam o ambiente físico real, por exemplo, trazendo para a realidade de nossas soluções em logística, da operação em centro de distribuição ou processos produtivos. Aqui temos uma aplicação prática de nossos comissionamentos virtuais, que fazemos em todos os projetos e soluções que desenvolvemos  para nossos clientes:

Acima temos um exemplo da visão de software da nossa solução. Neste vídeo, vemos um exemplo real do ambiente físico da DHL.

Os Robôs Móveis Autônomos vêm substituindo as empilhadeiras tradicionais, transportando cargas em centros de distribuição e em fábricas. Para uma melhor compreensão, fazemos uma comparação do modelo AMR com carros guiados através de GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês Global Positioning System). Através da definição dos pontos de partida e de chegada, o software é capaz de traçar a melhor rota a partir dos mapas gerados e cumprir o seu papel. Ressaltamos que identificando obstáculos, o AMR é capaz de traçar modificações em seu caminho para conseguir chegar no destino final.

Por que OS Robôs Móveis Autônomos SÃO IMPORTANTES

Vejamos os principais motivos pelo qual você deva considerar o modelo AMR em sua operação logística:

1. Indústria 4.0

Em uma operação logística, o AMR, em geral, é integrado ao WMS (Warehouse Management System) ou ao ERP (Enterprise Resource Planning). Nestes sistemas, o AMR é capaz de fazer uma leitura a respeito das rotas dentro de um centro de distribuição, compreender os endereços de cada pedido de compra e os transportar de forma segura sem a necessidade de supervisão por parte de um operador. Essa automação fornece os dados necessários para o controle mais eficiente da operação e ajuda na tomada de decisões, fator primordial para a Indústria 4.0. 

O AMR é uma tecnologia que vem sendo utilizada para contribuir para uma melhor operação das fábricas e centros logísticos ao serem incorporadas a objetos de transporte físico e pode ser gerenciada de forma remota pela web e em dispositivos móveis, característica que define a Internet das Coisas (em inglês IoT – Internet of Things).

2. inovação

Os Robôs Móveis Autônomos é uma inovação ao Sistema de Veículos Auto-guiados, em inglês Automated Guided Vehicle (AGV). Isso se dá pois o AMR tem uma inteligência própria capaz de se situarem nas fábricas e centros logísticos e a partir disso criar sua própria rota enquanto que o modelo AGV precisa de movimentar a partir de trilhos ou fitas magnéticas que os direcione em suas rotas. Essa infraestrutura adicional é cara, difícil de implementação e, em muitos casos, necessita de uma mudança de layout nas fábricas para que seja implementada. Já o modelo AMR essa alteração de infraestrutura não é necessária.

3. segurança

O modelo AMR é capaz de prover total segurança enquanto trabalha com os colaboradores da fábrica. Se alguém estiver circulando em sua rota e próximo ao robô, ele suavemente faz uma pausa, espera o pedestre passar e identificando que o seu trajeto está seguro, segue o seu caminho.

4. Produtividade

O modelo AMR é capaz de produzir com maior eficiência 24h/7 dias sem intervenção humana, fazendo melhor o trabalho e com menos custo que os modelos tradicionais e o AGV. Outro grande benefício deste modelo é que o AMR tem uma capacidade de se auto recarregar. Automaticamente o robô é capaz de identificar oportunidades de carregamento de sua bateria e se desloca até a estação, faz o carregamento e retorna à operação. Isso é feito em momentos de menor fluxo de trabalho e sempre evitando com que a bateria fique totalmente descarregada.

5. Personalizável

O modelo AMR é personalizável de acordo com as necessidades da operação, como por exemplo, o peso, o tipo de carga a ser transportada, quais os produtos e o ambiente. Também é possível a absorção de dados personalizados como relatórios e gráficos que auxiliarão na tomada de decisões.

6. Baixo Custo

Ao se comparar o modelo AMR com os demais modelos de transporte de cargas existentes, vemos que é um modelo de fácil implementação, não necessita de infraestrutura adicional, além de não necessitar de casas de baterias. Aliado a isso, a Automni trabalha na modalidade de serviço a movimentação logística (em inglês, Handling as a Service). Com isso, a empresa terá um custo menor que os modelos existentes e estará mais focada com sua atuação ao seu core business.

Neste novo século estamos vivenciando um cenário de grandes transformações nas empresas, onde os profissionais destas empresas possam estar dedicando seus esforços em atividades de maior valor agregado e soluções inteligentes como o AMR possa trazer maior eficiência operacional para as empresas e com isso garantir maior crescimento e desenvolvimento destas frente aos seus competidores.

Sobre a Automni

A Automni é uma empresa brasileira de alta tecnologia que desenvolve sistemas robóticos inteligentes, permitindo que robôs totalmente autônomos, conhecidos como AMR (Autonomous Mobile Robots) que tem embarcada, além de outras tecnologias, um sistema de navegação de ponta que difere nossos robôs dos veículos guiados automaticamente ou AGVs (Automatic Guided Vehicle). Nossos robôs são desenvolvidos seguindo protocolos rígidos de segurança e estão de acordo com as normativas internacionais e podem movimentar seus produtos em paletes, gaiolas e etc, dos mais variados segmentos como na indústria alimentícia, bens de consumo rápido, FMCG dentre outras. Nosso robôs podem ser integrados ao seu ERP ou WMS (Warehouse Management System) preferido! Já integramos com SAP, Totvs, Senior e diversos outros sistemas e teremos prazer em ajudar você com seu projeto!Algumas vantagens:

✔️ Movimentação de paletes, insumos e produtos sem ocupar seus operadores ou operadoras; 

✔️ Fácil implementação – de 3 a 5 meses após o fechamento de contrato;

✔️ Sem necessidade de infraestrutura adicional;

✔️Visibilidade de toda operação através de nossos dashboards e torre de controle.

Além de trazermos modernidade e produtividade para a sua operação, eliminamos acidentes relacionados ao transporte de materiais. Os robôs tem componentes de segurança certificados e nunca estarão distraídos caso alguém entre na frente deles. Nossos sistemas permitem ainda, o monitoramento à distância de sua operação, com informação disponibilizada instantaneamente, dando suporte à tomada de decisão baseada em dados (data driven operation).

 

Conteúdos relacionados

Inteligência Artificial na Logística: você não precisa ser a Amazon para aplicar esta tecnologia Uma das tecnologias da 4º revolução industrial, a …

Inovações NA Logística: 4 tecnologias que sua empresa precisa acompanhar Nos últimos anos estamos presenciando uma mudança significativa na indústria logística. O …

Baterias de Lítio x Baterias de Chumbo: qual a mais relevante para sua empilhadeira ou transpaleteira? Veículos movidos a baterias elétricas tem …

Robótica e Logística: cresça rápido ou afunde lentamente Os robôs já fazem parte do nosso dia-a-dia. Auxiliam médicos e médicas em cirurgias …

pt_BR

JUNTE-SE A NÓS PARA UMA APRESENTAÇÃO ONLINE!

Podemos te mostrar como INOVAR