Automni

Você sabia que automação pode aumentar a produtividade e promover ambientes mais alegres? Só que nem tudo são flores!

Os motivos que justificam a automação, de acordo com os estudos especializados, como o da McKinsey Institute estão relacionados a capacidade das empresas de fazerem mais com menos, promover maior segurança e ao mesmo tempo deixar as pessoas mais felizes. Outros motivos que justificam a automação são, em geral, o fato delas substituírem atividades que são repetitivas e degradantes, ao passo em que as pessoas tenham oportunidades de trabalhar em atividades mais nobres.

O que é automação?

Automação é todo sistema em que processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, que substituem e, em muitos casos, reduzem a intervenção humana nos processos. 

O objetivo principal da automação é criar mecanismos capazes de executar atividades de forma mais eficiente, ao mesmo tempo em que as pessoas possam estar mais dedicadas às atividades de maior valor agregado. 

Cada vez mais a automação vem ganhando maior espaço nas empresas que buscam crescimento, justamente pela capacidade de fazer mais, reduzir custos e limitar a possibilidade de erros humanos, tudo de uma única vez.

Alguns exemplos de automação são a robótica, a informatização e a mecanização de processos repetitivos.

Um dos avanços da indústria 4.0 é a adoção da Inteligência Artificial na robótica. Conhecida como Automação Inteligente, que é uma combinação de tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (AI). Juntas capacitam a automação de processos de negócios de ponta a ponta e aceleram a transformação digital. 

Ovjetivos da Automação nas indústrias

A automação tem como alguns de seus objetivos principais: aumentar a eficiência das empresas, ao passo em que substitui às atividades mecânicas e repetitivas dos seres humanos e os empodera para realizarem atividades de maior valor agregado que exige maior conhecimento de informática e de análise de dados.

Dentre as finalidades de um projeto de automação, podemos citar:

  • melhoria das condições de trabalho, como por exemplo, as de saúde e bem-estar ao automatizar atividades perigosas e de impactos negativos na saúde física e mental dos colaboradores;
  • melhorar a produtividade da equipe de trabalho, ao desenvolver atividades mais padronizadas e com menor tempo.
  • simplificar as operações e buscar constantemente melhorias de processos;
  • possibilidade de operar 24×7 sem interrupções.
  • obtenção de dados validados para análise e otimização.

O efeito da Automação na Produtividade

De acordo com um artigo publicado pela Forbes, processos ineficientes custam 20 a 30% da receita todos os anos. Certamente você estaria pulando de alegria se sua empresa estivesse crescendo este percentual anualmente.

A boa notícia é que a automação também pode gerar mais oportunidades para as pessoas, e o melhor: empregos de maior valor agregado. A economia de custos gerada pela automação na verdade aumenta a demanda por mão de obra em tarefas não automatizadas. 

Em um estudo feito pela Vox nos mostra que a partir da automação é possível identificar um ressurgimento de serviços de mão-de-obra intensiva nos mercados de consumo.

O efeito da automação na felicidade dos colaboradores

A automação, como já mencionamos, além de ajudar em uma melhor produtividade pode ainda, pontencializar a felicidade no trabalho. Em uma pesquisa feita pela University of Oxford, no Reino Unido, foram coletados dados sobre o tema e descobriu-se que os trabalhadores eram em média 13% mais produtivos nas semanas em que relataram estar muito felizes. 

Também outros estudos mostraram que 74% dos funcionários nas empresas mais automatizadas dizem que a automação melhora a satisfação no trabalho , em comparação com 53% nas empresas altamente manuais. 

VOCÊ SABIA QUE AUTOMAÇÃO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E PROMOVER AMBIENTES MAIS ALEGRES_ SÓ QUE NEM TUDO SÃO FLORES!_ (1)

O outro lado da moeda

Apesar de estudos nos mostrarem que a automação promove maior felicidade no trabalho, nem tudo são flores. A automação também traz à tona alguns aspectos indesejáveis, como afetar negativamente a saúde mental e física das pessoas, em especial pelo medo de perderem o seu emprego.

Com o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, a automação passa a substituir atividades não somente manuais, mas também de raciocínio e gerenciais. Um estudo publicado pela revista Social Science & Medicine nos mostra que a automação leva às  pessoas à temerem a falta de empregos e as deixa doentes. 

É importante ressaltar que automatizar envolve mudança principalmente de  mentalidade, e como em quaisquer mudanças, há aspectos positivos e negativos que devem ser considerados. Vale ressaltar que em todo este processo, recomenda-se tomar decisões visando o melhor para a sustentabilidade da empresa e ao mesmo tempo, propiciar novas oportunidades para todas pessoas e com base em dados. Com uma automação bem planejada e executada é possível manter colaboradores em atividades que agregam mais valor aos processos principais da companhia, acelerar o crescimento e gerar novas oportunidades de emprego.

Gostou do artigo? Frequentemente compartilhamos conteúdos relevantes sobre logística e robótica em nosso blog. Não deixe de acompanhar.

Sobre a Automni

A Automni é uma empresa brasileira de alta tecnologia que desenvolve sistemas robóticos inteligentes, permitindo que robôs totalmente autônomos, conhecidos como AMR (Autonomous Mobile Robots) que tem embarcada, além de outras tecnologias, um sistema de navegação de ponta que difere nossos robôs dos veículos guiados automaticamente ou AGVs (Automatic Guided Vehicle). Nossos robôs são desenvolvidos seguindo protocolos rígidos de segurança e estão de acordo com as normativas internacionais e podem movimentar seus produtos em paletes, gaiolas e etc, dos mais variados segmentos como na indústria alimentícia, bens de consumo rápido, FMCG dentre outras. Nosso robôs podem ser integrados ao seu ERP ou WMS (Warehouse Management System) preferido! Já integramos com SAP, Totvs, Senior e diversos outros sistemas e teremos prazer em ajudar você com seu projeto!Algumas vantagens:

✔️ Movimentação de paletes, insumos e produtos sem ocupar seus operadores ou operadoras; 

✔️ Fácil implementação – de 3 a 5 meses após fechamento de contrato;

✔️ Sem necessidade de infraestrutura adicional;

✔️Visibilidade de toda operação através de nossos dashboards e torre de controle.

Além de trazermos modernidade e produtividade para a sua operação, eliminamos acidentes relacionados ao transporte de materiais. Os robôs tem componentes de segurança certificados e nunca estarão distraídos caso alguém entre na frente deles. Nossos sistemas permitem ainda, o monitoramento à distância de sua operação, com informação disponibilizada instantaneamente, dando suporte à tomada de decisão baseada em dados (data driven operation).

Inovações na Logística

Conteúdos relacionados

pt_BR

JUNTE-SE A NÓS PARA UMA APRESENTAÇÃO ONLINE!

Podemos te mostrar como INOVAR