Soluções AMRs da Automni são seguras?

AMR - Autonomous Mobile Robots

Antes de iniciar é importante ressaltar que para a Automni nada mais é importante do que nossos robôs operando com segurança ao lado das pessoas. Entendemos que a segurança não é somente um atributo, mas sim, o fator principal no desenvolvimento de nossas soluções. Robôs AMRs que operam de forma autônoma em torno de pessoas em armazéns e centros de distribuição devem apresentar comportamentos confiáveis, previsíveis e seguros. Acreditamos que não há prioridade maior para nossa companhia e constantemente buscamos demonstrar isso através de nosso robusto projeto de segurança, compromisso com as melhores práticas e investimento constante em melhorias contínuas em nossos robôs.

Em fábricas e centros de distribuição são frequentes os acidentes, muitas vezes fatais, envolvendo transpaleteiras, empilhadeiras e outros veículos industriais. Apenas nos EUA, anualmente esses veículos são responsáveis por 34.900 acidentes sérios e 85 mortes, conforme apontam estudos da OSHA. A internet também está repleta de vídeos testemunhando acidentes dramáticos causados pela falha humana na operação desses veículos.

A automação é uma solução poderosa para a redução de acidentes. De acordo com a Tesla, fabricante de automóveis elétricos, os seus veículos que fazem uso do sistema de direção autônoma tem 2,6 vezes menos probabilidade de sofrerem um acidente em comparação aos seus veículos com direção manual.

Como a Automni trabalha a segurança no desenvolvimento de seus robôs?

O objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas em fábricas e centros de distribuição norteia o desenho das soluções de logística robotizada da Automni. Os nossos robôs são equipados com tecnologias de última geração para a proteção das pessoas que convivem com eles. Veremos alguns exemplos práticos de ações desenvolvidas pela Automni que visam prover maior segurança em uma operação logística:

1. Projeto de Segurança:

Um dos exemplos práticos é o projeto de segurança desenvolvido pelo time de engenheiros da Automni. Este projeto possui três objetivos principais:

  • tratar todos os riscos da operação a ser robotizada; 
  • fazer uma apreciação de riscos onde são levantados todos os riscos e como eles serão neutralizados; 
  • apresentar os sistemas de segurança utilizados para neutralizar os riscos levantados.

Este projeto robusto e detalhado é realizado sem custo pelo nosso time de especialistas em segurança. São desenvolvidos de acordo com as principais normas nacionais e internacionais de segurança e visam dar maior conforto aos gestores logísticos antes mesmo de uma implementação de uma solução robotizada.

Soluções AMRs da Automni são seguras
Solicite agora mesmo um bate-papo com nosso time de especialistas em operação AMR e receba um projeto de segurança totalmente grátis para a sua operação.

2. Implantação de sistemas de segurança nos robôs:

Os Robôs AMRs da Automni são compostos por hardware e software dotados de tecnologias para prover uma operação segura.

Essas tecnologias embarcadas no robô visa garantir uma segurança em 360º em torno do robô, permitindo que o mesmo trabalhe ao lado de pessoas, com total segurança.

Todos os sistemas e dispositivos são desenvolvidos em conformidade com diversas normas de segurança. Toda a definição das funções de segurança estão definidas e são analisadas de acordo com as principais normas nacionais e internacionais, como: ABNT NBR ISO 12100, ABNT NBR ISO 13849 e ABNT NBR ISO 3691-4.

Vejamos alguns dispositivos de segurança que são embarcados nos robôs da Automni:

  • Botão de Emergência: nas soluções AMRs da Automni é embarcado um botão de emergência capaz de parar o robô assim que ele é ativado.
  • Giroflex Inteligente: conjunto de LEDs de alta intensidade que são dispostos radialmente e que visa apresentar diferentes comportamentos do robô. 
  • Bluespot: É instalado na máquina um bluespot de forma que sua luz seja projetada no chão por volta de 3 metros na frente do robô. Essa luz sempre está ativa quando o robô pode se movimentar independente se é no modo manual ou autônomo.
  • Scanner LASERs: são instalados na máquina para detecção de pessoas e obstáculos próximos ao robô em um raio de 360º.
  • Buzinas: os robôs contam com buzinas que emitem sons em cruzamentos, ao identificar obstáculos ou pessoas. Tem o objetivo de alertar as pessoas que estão circulando próximas ao robô para terem maior atenção e aumentar a segurança no transporte.

Soluções AMRs da Automni são seguras

3. Áreas de Segurança

Além dos dispositivos e scanners apresentados, os robôs AMRs da Automni possuem áreas de segurança em seu entorno. Ao identificar pessoas e obstáculos em sua área de segurança, o robô é capaz de reduzir ou, até mesmo, parar, sem prejudicar a carga que está sendo transportada. Tais áreas podem ser configuradas de acordo com os requisitos de cada operação.

Soluções AMRs da Automni são seguras

4. Percepção do Robô

Em uma operação robotizada AMR, várias tecnologias são implementadas no robô a fim de garantir a sua segurança. Uma delas é a sua forma de perceber o ambiente. O Robô Automni tem a capacidade de percepção em tempo real de toda operação. Consegue identificar obstáculos, cruzamentos, pessoas e, até mesmo, os pés, como se pode ver nesta imagem:

Soluções AMRs da Automni são seguras
Visão Real do Robô em uma operação real

Todas as tecnologias que são implementadas no hardware e no software dos robôs da Automni mencionadas acima visam dar total segurança em uma operação robotizada. No entanto, essas tecnologias por si só  ainda não são suficientes e o risco de acidentes ainda existe.  Por isso, além destas tecnologias, a Automni se preocupa em:

  • Realizar testes: antes mesmo dos robôs entrarem em operação são realizados diversos testes com os AMRs operando em um mesmo ambiente aos seres humanos para garantir que todos os dispositivos e softwares estejam operando em sua máxima performance.
  • Configurar as Operações em Simulação: todas as operações dos robôs são definidas primeiro em simulação, para garantir que os comportamentos do AMR estejam de acordo com o esperado pelos nossos clientes.
  • Capacitação de Segurança: todos os colaboradores envolvidos em uma operação robotizada são capacitados a trabalharem com os robôs e intervirem em casos de emergência.
  • Suporte Presencial e Remoto: nosso time consegue acompanhar em tempo real a operação e intervir em caso de emergências.  

Assim como em qualquer operação manual, vários são os fatores que deixam os colaboradores expostos à riscos em um armazém, como queda de caixas, atropelamentos, tensão muscular ou uma série de outras lesões relacionadas ao trabalho. Como líder de armazéns, é fundamental encontrar maneiras de melhorar a segurança e a saúde de sua equipe de trabalho, ao passo que melhore a qualidade de vida dos colaboradores e a eficiência da operação. Com a solução AMR da Automni é possível definir áreas de segurança para que os colaboradores estejam seguros no momento em que ele esteja em movimento. Estas definições são de acordo com as normas nacionais e internacionais, bem como seguem a determinação da equipe da área de segurança das empresas.

Embora algumas soluções de automação possam representar riscos à segurança para os seres humanos, robôs AMRs não são um perigo dentro dos ambientes de trabalho. Pelo contrário, eles são projetados com múltiplos sensores de movimento que os ajudam a detectar objetos e pessoas para evitar colisões. Alguns robôs AMRs são programados para reduzirem a velocidade e chegam até a parar quando sentem uma pessoa entrando em uma área de segurança definida para o robô. 

Por fim, é importante mencionar que além de prover segurança, propiciar melhor saúde aos colaboradores, os robôs da Automni tem o objetivo de prover maior eficiência e modernidade, fatores essenciais para uma empresa que deseja manter-se competitiva no mercado.

Gostou do Artigo?

Dê o seu like  e compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre a Automni

A Automni é uma empresa brasileira de alta tecnologia que desenvolve robóticas e sistemas inteligentes para empresas. Nossa solução de AMR é capaz de integrar ao WMS e ERP, além de prover maior eficiência e segurança às operações logísticas. Toda tecnologia embarcada no AMR é desenvolvida pelos próprios Engenheiros de Software da companhia que dão suporte 24h/7 dias.

Nossa solução vem ajudando empresas a aumentar a produtividade das empilhadeiras em até 60%, provendo maior segurança e qualidade de vida dos colaboradores.

Quer entender como nossa solução vem ajudando empresas como a DHL, Danone e Nestlé a melhorarem a sua performance logística com nossa solução em AMR? Então solicite agora mesmo um bate-papo com nosso time de especialistas!

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Aprenda com nossos Especialistas

Inscreva-se e receba as melhores dicas do setor, notícias relevantes e insights de automação diretamente para sua caixa de entrada.

Ebook 100% Grátis

Insira seus dados e acesse o Ebook - Autonomous Mobile Robots (AMRs): o que são e como estão revolucionando as operações logísticas.

Utilizamos cookies, para gerar informações, estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e
prestar os serviços online. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados pessoais visitando nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.