Você sabia que automação pode aumentar a produtividade e promover ambientes mais alegres? Só que nem tudo são flores!

VOCÊ SABIA QUE A AUTOMAÇÃO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E PROMOVER AMBIENTES MAIS ALEGRES SÓ QUE NEM TUDO SÃO FLORES!-min

Os motivos que justificam a automação, de acordo com os estudos especializados, como o da McKinsey Institute estão relacionados a capacidade das empresas de fazerem mais com menos, promover maior segurança e ao mesmo tempo deixar as pessoas mais felizes. Outros motivos que justificam a automação são, em geral, o fato delas substituírem atividades que são repetitivas e degradantes, ao passo em que as pessoas tenham oportunidades de trabalhar em atividades mais nobres. 

O que é a automação?

Automação é todo sistema em que processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, que substituem e, em muitos casos, reduzem a intervenção humana nos processos. 

O objetivo principal da automação é criar mecanismos capazes de executar atividades de forma mais eficiente, ao mesmo tempo em que as pessoas possam estar mais dedicadas às atividades de maior valor agregado. 

Cada vez mais a automação vem ganhando maior espaço nas empresas que buscam crescimento, justamente pela capacidade de fazer mais, reduzir custos e limitar a possibilidade de erros humanos, tudo de uma única vez.

Alguns exemplos de automação são a robótica, a informatização e a mecanização de processos repetitivos.

Um dos avanços da indústria 4.0 é a adoção da Inteligência Artificial na robótica. Conhecida como Automação Inteligente, que é uma combinação de tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (AI). Juntas capacitam a automação de processos de negócios de ponta a ponta e aceleram a transformação digital. 

Objetivos da automação nas indústrias:

A automação tem como alguns de seus objetivos principais: aumentar a eficiência das empresas, ao passo em que substitui às atividades mecânicas e repetitivas dos seres humanos e os empodera para realizarem atividades de maior valor agregado que exige maior conhecimento de informática e de análise de dados.

Dentre as finalidades de um projeto de automação, podemos citar:

  • melhoria das condições de trabalho, como por exemplo, as de saúde e bem-estar ao automatizar atividades perigosas e de impactos negativos na saúde física e mental dos colaboradores;
  • melhorar a produtividade da equipe de trabalho, ao desenvolver atividades mais padronizadas e com menor tempo.
  • simplificar as operações e buscar constantemente melhorias de processos;
  • possibilidade de operar 24×7 sem interrupções

.

  • obtenção de dados validados para análise e otimização.

O efeito da automação na produtividade:

De acordo com um artigo publicado pela Forbes, processos ineficientes custam 20 a 30% da receita todos os anos. Certamente você estaria pulando de alegria se sua empresa estivesse crescendo este percentual anualmente.

A boa notícia é que a automação também pode gerar mais oportunidades para as pessoas, e o melhor: empregos de maior valor agregado. A economia de custos gerada pela automação na verdade aumenta a demanda por mão de obra em tarefas não automatizadas. 

Em um estudo feito pela Vox nos mostra que a partir da automação é possível identificar um ressurgimento de serviços de mão-de-obra intensiva nos mercados de consumo.

O efeito da automação na felicidade dos colaboradores:

A automação, como já mencionamos, além de ajudar em uma melhor produtividade pode ainda, pontencializar a felicidade no trabalho. Em uma pesquisa feita pela University of Oxford, no Reino Unido, foram coletados dados sobre o tema e descobriu-se que os trabalhadores eram em média 13% mais produtivos nas semanas em que relataram estar muito felizes. 

Também outros estudos mostraram que 74% dos funcionários nas empresas mais automatizadas dizem que a automação melhora a satisfação no trabalho , em comparação com 53% nas empresas altamente manuais. 

O Outro Lado da Moeda

Apesar de estudos nos mostrarem que a automação promove maior felicidade no trabalho, nem tudo são flores. A automação também traz à tona alguns aspectos indesejáveis, como afetar negativamente a saúde mental e física das pessoas, em especial pelo medo de perderem o seu emprego.

Com o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, a automação passa a substituir atividades não somente manuais, mas também de raciocínio e gerenciais. Um estudo publicado pela revista Social Science & Medicine nos mostra que a automação leva às  pessoas à temerem a falta de empregos e as deixa doentes. 

É importante ressaltar que automatizar envolve mudança principalmente de  mentalidade, e como em quaisquer mudanças, há aspectos positivos e negativos que devem ser considerados. Vale ressaltar que em todo este processo, recomenda-se tomar decisões visando o melhor para a sustentabilidade da empresa e ao mesmo tempo, propiciar novas oportunidades para todas pessoas e com base em dados. Com uma automação bem planejada e executada é possível manter colaboradores em atividades que agregam mais valor aos processos principais da companhia, acelerar o crescimento e gerar novas oportunidades de emprego.

Gostou do artigo? Frequentemente compartilhamos conteúdos relevantes sobre logística e robótica em nosso blog. Não deixe de acompanhar. 


Fontes:

Research Gate

Forbes

Automation Anywhere

ScienceDirect

McKinsey & Company

Workflow

Integromat

Gostou do Artigo?

Dê o seu like  e compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre a Automni

A Automni é uma empresa brasileira de alta tecnologia que desenvolve robóticas e sistemas inteligentes para empresas. Nossa solução de AMR é capaz de integrar ao WMS e ERP, além de prover maior eficiência e segurança às operações logísticas. Toda tecnologia embarcada no AMR é desenvolvida pelos próprios Engenheiros de Software da companhia que dão suporte 24h/7 dias.

Nossa solução vem ajudando empresas a aumentar a produtividade das empilhadeiras em até 60%, provendo maior segurança e qualidade de vida dos colaboradores.

Quer entender como nossa solução vem ajudando empresas como a DHL, Danone e Nestlé a melhorarem a sua performance logística com nossa solução em AMR? Então solicite agora mesmo um bate-papo com nosso time de especialistas!

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Aprenda com nossos Especialistas

Inscreva-se e receba as melhores dicas do setor, notícias relevantes e insights de automação diretamente para sua caixa de entrada.

Utilizamos cookies, para gerar informações, estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e
prestar os serviços online. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados pessoais visitando nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.