Os motivos que justificam a automação, de acordo com os estudos especializados, como o da McKinsey Institute estão relacionados a capacidade das empresas de fazerem mais com menos, promover maior segurança e ao mesmo tempo deixar as pessoas mais felizes. Outros motivos que justificam a automação são, em geral, o fato delas substituírem atividades que são repetitivas e degradantes, ao passo em que as pessoas tenham oportunidades de trabalhar em atividades mais nobres.
O que é a automação?
Automação é todo sistema em que processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, que substituem e, em muitos casos, reduzem a intervenção humana nos processos.
O objetivo principal da automação é criar mecanismos capazes de executar atividades de forma mais eficiente, ao mesmo tempo em que as pessoas possam estar mais dedicadas às atividades de maior valor agregado.
Cada vez mais a automação vem ganhando maior espaço nas empresas que buscam crescimento, justamente pela capacidade de fazer mais, reduzir custos e limitar a possibilidade de erros humanos, tudo de uma única vez.
Alguns exemplos de automação são a robótica, a informatização e a mecanização de processos repetitivos.
Um dos avanços da indústria 4.0 é a adoção da Inteligência Artificial na robótica. Conhecida como Automação Inteligente, que é uma combinação de tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (AI). Juntas capacitam a automação de processos de negócios de ponta a ponta e aceleram a transformação digital.
Objetivos da automação nas indústrias:
A automação tem como alguns de seus objetivos principais: aumentar a eficiência das empresas, ao passo em que substitui às atividades mecânicas e repetitivas dos seres humanos e os empodera para realizarem atividades de maior valor agregado que exige maior conhecimento de informática e de análise de dados.
Dentre as finalidades de um projeto de automação, podemos citar:
- melhoria das condições de trabalho, como por exemplo, as de saúde e bem-estar ao automatizar atividades perigosas e de impactos negativos na saúde física e mental dos colaboradores;
- melhorar a produtividade da equipe de trabalho, ao desenvolver atividades mais padronizadas e com menor tempo.
- simplificar as operações e buscar constantemente melhorias de processos;
- possibilidade de operar 24×7 sem interrupções
.
- obtenção de dados validados para análise e otimização.
O efeito da automação na produtividade:
De acordo com um artigo publicado pela Forbes, processos ineficientes custam 20 a 30% da receita todos os anos. Certamente você estaria pulando de alegria se sua empresa estivesse crescendo este percentual anualmente.
A boa notícia é que a automação também pode gerar mais oportunidades para as pessoas, e o melhor: empregos de maior valor agregado. A economia de custos gerada pela automação na verdade aumenta a demanda por mão de obra em tarefas não automatizadas.
Em um estudo feito pela Vox nos mostra que a partir da automação é possível identificar um ressurgimento de serviços de mão-de-obra intensiva nos mercados de consumo.
O efeito da automação na felicidade dos colaboradores:
A automação, como já mencionamos, além de ajudar em uma melhor produtividade pode ainda, pontencializar a felicidade no trabalho. Em uma pesquisa feita pela University of Oxford, no Reino Unido, foram coletados dados sobre o tema e descobriu-se que os trabalhadores eram em média 13% mais produtivos nas semanas em que relataram estar muito felizes.
Também outros estudos mostraram que 74% dos funcionários nas empresas mais automatizadas dizem que a automação melhora a satisfação no trabalho , em comparação com 53% nas empresas altamente manuais.
O Outro Lado da Moeda
Apesar de estudos nos mostrarem que a automação promove maior felicidade no trabalho, nem tudo são flores. A automação também traz à tona alguns aspectos indesejáveis, como afetar negativamente a saúde mental e física das pessoas, em especial pelo medo de perderem o seu emprego.
Com o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, a automação passa a substituir atividades não somente manuais, mas também de raciocínio e gerenciais. Um estudo publicado pela revista Social Science & Medicine nos mostra que a automação leva às pessoas à temerem a falta de empregos e as deixa doentes.
É importante ressaltar que automatizar envolve mudança principalmente de mentalidade, e como em quaisquer mudanças, há aspectos positivos e negativos que devem ser considerados. Vale ressaltar que em todo este processo, recomenda-se tomar decisões visando o melhor para a sustentabilidade da empresa e ao mesmo tempo, propiciar novas oportunidades para todas pessoas e com base em dados. Com uma automação bem planejada e executada é possível manter colaboradores em atividades que agregam mais valor aos processos principais da companhia, acelerar o crescimento e gerar novas oportunidades de emprego.
Gostou do artigo? Frequentemente compartilhamos conteúdos relevantes sobre logística e robótica em nosso blog. Não deixe de acompanhar.